DIÁRIO DA FRANCA (6/9/2008)
Decisão, devido à baixa umidade, surgiu após resolução da Secretaria Estadual do Meio Ambiente
Os usineiros devem se atentar à resolução imposta pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Depois de suspender a queima da cana-de-açúcar durante todo o dia de ontem, a proibição pode se ampliar até este sábado. O motivo se deve à baixa umidade do ar, que se encontra com menos de 20%.
Os municípios de Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São José da Bela Vista, entre outros (confira a lista abaixo) devem seguir a determinação, caso contrário podem receber autuação seguida de multa direta.
Segundo um dos engenheiros da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) de Franca, Carlos Alberto, a resolução que determinou a proibição foi criada antes do começo da safra. "Não pode queimar no período das 6 da manhã até as 20 horas da noite. E não só nas cidades da região, mas em todo Estado", alerta.
Independente da possível suspensão da queimada por mais 24 horas, uma resolução da secretaria determina a proibição, também das 6h às 20 horas, até dia 30 de novembro deste ano.
O maior responsável por esta determinação deve-se a baixa umidade relativa do ar. Em Ribeirão Preto, a média registrada na última quinta-feira ficou abaixo de 10%, o que é considerado estado de alerta.
Nos anos anteriores, a medida não foi tão radical como esta. "Quando a umidade voltasse ao normal a queima era liberada, ou seja era proibida até que voltasse ao normal. Este ano a situação é diferente", revela Carlos.
A lista completa das cidades que estão com a queimada suspensa pode ser consultada no site da Secretaria do Meio Ambiente - www.sigam.ambiente.sp.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário