Nota Política do PCB
O referendo sobre a autonomia do Estado de Santa Cruz, na Bolívia, convocado para este domingo, dia 4 de maio, é uma atitude inconstitucional, que desconhece decisões contrárias à iniciativa, adotadas tanto pela Justiça boliviana como pela Organização dos Estados Americanos. É um desrespeito, sobretudo, ao governo e à Assembléia Constituinte desse país, eleitos democraticamente.
O Partido Comunista Brasileiro (PCB) condena de forma enérgica o intento do imperialismo e das oligarquias locais de tentar desestabilizar o governo e dividir a Bolívia. Trata-se de um atentado à integridade territorial do país e uma ameaça para toda a América Latina: é o início de uma estratégia de promover a "balcanização" da região, para tentar freiar as lutas populares e os procesos de mudança e se apropriar das nossas riquezas naturais.
Tudo isto se dá porque os bolivianos resolveram dar um basta à história de exploração de suas riquezas naturais e de seu povo, por parte de uma oligarquia associada ao grande capital, que fez da Bolívia um dos países mais injustos da face da terra.
Diante deste golpe, expressamos nossa solidariedade militante ao povo boliviano, ao Presidente Evo Morales, à Assembléia Constituinte e às organizações políticas e sociais que respaldam o processo de mudanças decidido democraticamente pela grande maioria da população.
Rio de Janeiro, 2 de maio de 2008
Comitê Central
Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário