FRANCA TEM O MELHOR SALDO DE EMPREGO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

O setor industrial de Franca registrou, entre janeiro e abril deste ano, o maior saldo de emprego dos últimos dez anos. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que o saldo de vagas foi de 6.765 novos postos, 3,6% superior ao registrado em 2004, no mesmo período, que chegou a 6.526. Naquele ano, o setor calçadista vivia um boom nas exportações de calçados por causa do preço do dólar, que chegou próximo a R$ 4. Na época, a cidade foi considerada a “meca” do emprego e foi alvo de notícias em todo o País.

O saldo é obtido a partir do número total de contratações menos as demissões. Ao todo, foram abertas 12.969 novas vagas no primeiro quadrimestre de 2008, contra 6.204 rescisões. Se comparado ao ano passado, o desempenho do emprego é ainda melhor que na comparação a 2004. No mesmo período de 2007 foram geradas 11.921 vagas - 1.048 vagas a menos que neste ano - e realizadas 5.923 demissões. O saldo então ficou em 5.998, em torno de 9% inferior que neste ano.

O motivo da elevação no índice do número de empregos divide opiniões. Para o Sindicato das Indústrias Calçadistas de Franca, o motivo seria o aquecimento do mercado interno. “Eu atribuiria isso ao crescimento da produção, que está se recuperando ano a ano”, disse o presidente da entidade, Jorge Donadelli.

Já o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Franca, Paulo Afonso Ribeiro, afirmou o principal fator seria as empresas estarem registrando trabalhadores que antes atuavam no mercado informal em razão da intensificação das fiscalizações. “Esta questão da regularização é um dos fatores que devem ser levados em consideração para a gente poder explicar estes números”.

Na análise do subdelegado do Ministério do Trabalho, Jamil Leonardi, os dois fatores são relevantes. “A economia melhorou, mas nós também estamos aumentando a fiscalização, com metas traçadas pelo próprio governo federal”, disse. Em dois anos, segundo ele, o número de fiscais passou de seis para 11.

NO GERAL, FORAM CRIADAS 7,5 MIL VAGAS
Apesar dos dados positivos no setor industrial, na avaliação geral, onde se consideram contratações e demissões de setores como comércio, serviços, agropecuária e administração pública, os números de empregos gerados em Franca de janeiro a abril ainda estão abaixo dos registrados em 2004. Ao todo, o saldo de vagas neste ano foram 7.551 novos postos, contra 8.565 registrados em 2004.

As maiores variações nestes primeiros quatro meses do ano foram registradas no setor de serviços industriais de utilidade pública - que engloba empresas de energia elétrica, água e esgotos, telefonia e coleta de lixo -, que empregou 339 funcionários e demitiu outros 127, gerando um saldo de 212 vagas.

Já o setor comercial contou com 3.049 contratações e 2.799 demissões, com superávit de 250 vagas. O setor de serviços ficou para trás, com saldo de 184 vagas. Neste segmento, foram 2.884 contratações contra 2.700 demissões.

A agropecuária, distante dos demais, criou 16 vagas, com 421 admissões e 405 desligamentos.

Fonte: Comércio da Franca (24/5/2008)

Nenhum comentário: