Sete candidatos disputam a Prefeitura de Franca: veja quem são

Autor(a): Luciano Tortaro
Data: 30/06/2012
Comércio da Franca

A três meses e uma semana das eleições municipais, termina neste sábado o prazo para a realização das convenções partidárias que definem os nomes dos candidatos à Prefeitura e Câmara Municipal. Seis nomes já estão confirmados para a disputa do cargo de prefeito de Franca. O PT realiza sua convenção hoje à noite, quando deve ratificar Gilson Pelizaro como candidato à vaga de Sidnei Rocha (PSDB).
Os nomes já confirmados na luta pela Prefeitura são Alexandre Ferreira (PSDB), Cassiano Pimentel (PV), Graciela Ambrósio (PP), Hamilton Chiarelo (PSol) e Marco Aurélio Ubiali (PSB). Ontem à noite, o PTC realizou convenção na Câmara Municipal e lançou o radialista Marcelo Bomba como candidato a prefeito. O vice dele é o também radialista Ranieri Melo.
Encontrar um vice foi a maior dificuldade enfrentada pela maioria dos partidos em Franca. A indefinição sobre o segundo na chapa fez com que convenções fossem adiadas. O PT transferiu sua reunião partidária para o último dia do prazo, mas o tempo extra não adiantou. Foi do próprio partido que saiu o nome. O presidente do diretório municipal petista, Marcial Inácio da Silva, é o escolhido para a candidatura. “Optamos pela qualidade e não ter o vice a qualquer custo e a qualquer preço. Tem gente que, por parcos minutos de televisão e rádio, trocou a possibilidade de ter um vice qualificado para escolher qualquer vice”, disse o ex-vereador Pelizaro na última quarta-feira.
A convenção do PT está marcada para as 19h30 de hoje, na Câmara Municipal. São esperadas as presenças do presidente estadual do partido, Edinho Silva; do deputado federal Newton Lima; e da prefeita de São Joaquim da Barra, Maria Helena Vannuchi.
Outra candidatura “puro sangue” é a do PV. Os verdes lançaram o ex-jogador de basquete Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, como vice de Cassiano Pimentel, ex-vice-prefeito de Franca, que deixou o PT no ano passado para se candidatar à Prefeitura, já que não via chances de ter esta oportunidade no antigo partido.
O PSol também aposta em nomes da própria legenda. Hamilton Chiarelo disputará o cargo de chefe do Executivo municipal, tento Rosilda Boneti ao seu lado.


TSUNAMI
O anúncio do acordo entre o deputado estadual Gilson de Souza (DEM) e a candidata pepista Graciela Ambrósio causou um verdadeiro tsunami no meio político francano há cerca de 15 dias. O PSB, de Ubiali, esperava o apoio do democrata, mas foi surpreendido. Assim como o PTB, que já havia fechado com o PP para indicar o vice da delegada. Graciela disse que a indefinição dos petebistas a fez procurar outros partidos. Com o apoio do deputado, ela fechou sua chapa com Gilson de Souza Filho (PSC) como vice.
O resultado do acordo inesperado foi, no dia seguinte ao seu anúncio, o PSDB correr e divulgar o companheiro do ex-secretário de Saúde, Alexandre Ferreira, na corrida pela Prefeitura. O escolhido foi o peemedebista Fernando Baldochi. A união com os tucanos desagradou uma ala do PMDB, que defendia candidatura própria.
Outro reflexo da união entre Gilson e Graciela foi o preterido PTB se unir a Ubiali, que terá como vice o vereador petebista Vanderlei Tristão.
As eleições municipais acontecem no dia 7 de outubro.


Nenhum comentário: