"TORTURA NUNCA MAIS" DEFENDE MUDANÇA DE NOMES DE RUAS EM SÃO CARLOS

O grupo "Tortura Nunca Mais" quer mudar nomes de ruas ligados à ditadura militar. Uma das medidas da organização foi pressionar pela mudança do nome de uma rua de São Carlos (150 km de Franca), que leva o nome do ex-delegado do Departamento de Ordem Social e Política (Dops), Sérgio Paranhos Fleury. O assunto já está em discussão na cidade.

Em Ribeirão Preto, a Câmara revogou nesta semana uma lei que autorizava a usar o nome de "Dr. Salim Nicolau Mina", delegado mencionado como torturador de presos políticos da cidade.

"Não podemos ter na memória algo que enaltece os crimes da ditadura, temos que retirar esses nomes e construir uma nova história", diz Cecília Coimbra, presidente da seção carioca do "Tortura Nunca Mais".

"Estamos fazendo um levantamento para deflagrar o alerta em todo o País", emenda.

Segundo ela, o grupo luta para colocar nomes de ex-companheiros perseguidos ou assassinados em locais públicos, mas essa é a primeira vez que se movimenta para retirar nomes de opressores, a começar por São Carlos. No caso desta cidade, um boletim tratando do assunto foi distribuído às autoridades da cidade e a órgãos internacionais, como Anistia Internacional.

Fonte: Yahoo!/Agência Estado

Nenhum comentário: