MANIFESTO: AS FÁBRICAS ESTÃO FECHANDO. QUE FAZER?

"O Nordeste é mais barato e oferece muitas vantagens", disse Miguel Betarello, em novembro passado. Pensando assim, o dono da Agabê demitiu cerca de 600 trabalhadores na sexta-feira de carnaval.

Antes da Agabê, demissões em massa ocorreram na Samello e na Sândalo, entre outras. A maioria dos trabalhadores da Samello, inclusive, ainda não recebeu seus direitos trabalhistas, isto mais de um ano após seu fechamento e com a "recuperação judicial" aprovada.

Agora a Agabê também pediu "recuperação judicial", o que deve levar centenas de trabalhadores a terem de esperar anos para receberem seus direitos. Isso é resultado da nova Lei de Falências, aprovada pelo Governo Federal.

Acreditamos que é possível e necessário buscar alternativas efetivas de valorização do trabalhador e de manutenção de empregos, através da busca de experiências bem-sucedidas de gestão, produção e distribuição de lucros de forma coletiva, justa e igualitária.

Sabemos que em nossa sociedade o trabalho é coletivo, mas que infelizmente o controle das decisões e do lucro obtido são concetrados nas mãos de poucos, representados não só pelos patrões, mas também por instituições que exercem funções que controlam e organizam a produção mantendo e aperfeiçoando a hierarquia nas decisões da produção da empresa.

Com o fechamento da Samello, Sãndalo, Agabê, Compre Bem, além de muitas pequenas e médias empresas, mais de 5 mil pessoas foram afetadas diretamente.

Queremos coletivamente discutir alternativas, construindo novas possibilidades de geração de meprego, renda e distruição de riqueza em nossa cidade. Não podemos ficar parados diante de demissões que afetam milhares de pessoas.

É com esse intuito que foi criada a FRENTE PERMANENTE EM DEFESA DOS TRABALHADORES DE FRANCA. Por isso chamamos todos à luta, participando dessa frente ampla.

NEM MAIS UMA DEMISSÃO!
REALIZAÇÃO DE UMA AUDITORIA INDEPENDENTE NA AGABÊ!
PELA GARANTIA DA DIGNIDADE DOS TRABALHADORES!

Franca, 22 de fevereiro de 2008

Consulta Popular/Franca
Instituto Práxis de Educação e Cultura - IPRA
Partido Comunista Brasileiro - PCB/Franca
Partido Socialismo e Liberdade - PSOL/Franca
Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares - RENAP

Nenhum comentário: