A crise mundial do capitalismo, longe de ser o prenúncio de uma nova ordem societária, configura-se cada vez mais como uma crise que pode levar ao colapso da humanidade.
As contradições imanantes de um sistema produtivo que em nome da liberdade, escraviza, aliena, devasta, individualiza, devem ser mais bem percebidas, analisadas, de forma a conceber alternativas viáveis não apenas para a sobrevivência humana, mas para a efetivação da liberdade e da democracia em todo o mundo.
Os Cursos Livres do IPRA (Instituto Práxis de Educação e Cultura) pretendem ser instrumentos amplos, capazes de capacitar para uma problematização bem fundamentada dos atuais dilemas da humanidade, além de contribuir para uma ação efetiva e de qualidade em diversos meios de ação e movimentos nos locais específicos de vivência, atuação e trabalho: movimento sindical, movimento estudantil, ação política institucional, debate acadêmico, ação cultural, movimento operário, movimento campesino, educação popular, ensino médio e fundamental, organização política, organizações civis, entre outros.
Os cursos são destinados a estudantes em geral, ocupantes de cargos ou funções públicas, coordenadores e membros de organizações diversas (sindicatos, partidos, ONGs, entre outras), militantes sociais, professores das redes de ensino, enfim, a todos interessados em adquirir um instrumental atual e insuperável para ação e reflexão.
Através dos cursos se tomará contato com algumas obras importantes do pensamento marxiano e marxista, possibilitando uma percepção geral de suas obras, conceitos e aplicações. O contato através de vários autores clássicos com as perspectivas emancipatórias da organização política, fornecerão subsídios para uma intervenção organizativa mais fundamentada, que supere o senso comum, o pragmatismo ou apenas a perspectiva de mercado, em diversas áreas e setores de atuação.
As inscrições para os Cursos Livres oferecidos pelo IPRA vão até 22/3.
CONHEÇA PROGRAMAS, PROFESSORES E CIDADES DOS CURSOS LIVRES DO IPRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário